O
papel foi inventado pelos chineses, que guardaram o segredo da fabricação por mais de
500 anos. Os árabes desvendaram o mistério após capturarem um papeleiro chinês. Os
japoneses foram os primeiros a aperfeiçoarem a técnica de fabricação do papel". |
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A p r e s e n t a ç ã o
Aqui
serão mostrados alguns
trabalhos criados a partir de uma massa preparada com papel e água. Os exemplos fazem
parte de uma coleção pessoal com cerca de 200 peças de aproximadamente 25 centímetros
de altura, com o peso variando entre 200 e 500 gramas.
Derivada das técnicas de reciclagem e do papel marchê, a técnica
apresentada utiliza o papel que é transformado em uma massa versátil
que na consistência exata pode ser modelada e pintada. Depois de seca,
torna-se extremamente dura, leve e resistente. O processo de confecção
é bastante lento, porém simples e econômico. Aqui você pode aprender
essa técnica de modelagem seus segredos e truques.
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A
confecção de uma escultura se divide em três partes distintas: |
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- Preparo da massa;
- Modelagem do objeto;
- Pintura e acabamento;
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"Criada
pelos franceses para confecção de máscaras teatrais, o Papel Marchê é principalmente
aplicado na produção de figurino e cenografia teatral, peças decorativas e
utilitárias". |
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M a t e r i a l
O material usado na confecção das esculturas é bastante simples: a
massa é composta somente de água e papel. Usaremos um liquidificador e
uma peneira no preparo dessa técnica e no acabamento serão utilizadas
tintas guache, cola ou verniz.
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Papel O papel usado deve ser o mais frágil possível para
que possa ser mais fácil rasgá-lo como jornal, embalagens de ovos,
folhas de caderno, etc... Não tente usar papéis tipo papelão, couchê
ou com alguma espécie de plastificação pois esses não serão triturados
corretamente podendo danificar o liquidificador.
Água
O papel será misturado na água no momento
em que ele for triturado no liquidificador.
Liquidificador
O liquidificador será usado para triturar
o papel e atingir o ponto ideal da massa. |
Obs.:
Algumas técnicas fazem uso de cola, farinha, maisena e outros
materiais. No preparo dessa massa eles podem ser usados, mas não são
necessários. Alguns desses produtos podem mofar por isso , é comum a
utilização de inseticida e fungicida.
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"Um
dos dons mais interessantes que o homem possui sem dúvidas é a criatividade. O homem a
usa de varias formas, no trabalho, em seu lazer no seus robes". |
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A m a s s a
O preparo da massa
será dividido em quatro partes:
- Picotar o papel;
- Deixar o papel de molho em água;
- Triturar o papel - Utilização do liquidificador;
- Deixar a massa de repouso na peneira para escorrer o excesso de água.
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Rasgue o papel em pedaços, mantendo o tamanho inferior a 3
cm. Quanto menor for o tamanho do papel, mas rápido ele será triturado;
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Deixe o papel picado de molho em um recipiente com água limpa
durante uma hora no mínimo (recomendado 24 horas);
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Agora vamos triturar o papel picado no
liquidificador. Para
não danificar o aparelho é preciso usar pouco papel e mais água. O
liquidificador deve
funcionar corretamente sem forçar o motor. Para cada 1 litro e meio de água use cerca
de 40 gramas de papel;
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Triture até observar que a mistura atingiu a consistência de
uma massa ou polpa;
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Coloque a polpa na peneira para escorrer o excesso de água.
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Normalmente
faço dois tipos de massa:
Uma mais simples, com uma consistência "grosseira", onde uso para construir o
corpo do objeto. Já a outra levo duas ou mais vezes ao liquidificador, buscando a
consistência perfeita que é ótima para modelar os detalhes.
A quantidade de massa a ser preparada deve ser medida conforme o tamanho da peça a
ser criada. Uma escultura de 10 cm de largura por 20 de altura exige bastante polpa.
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Obs.:
Caso deseje criar uma massa colorida, adicione tinta em pó, gesso ou mesmo
argila no momento em que estiver triturando o papel.
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"Todo
tipo de arte desenvolvido pelo homem e estimulado por sua criatividade ligada ao
raciocínio, a necessidade e a inspiração, formando um conjunto perfeito". |
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A m o d e l a g e m
A modelagem
consiste na parte mais complicada pois exige prática e muita paciência. Minhas esculturas
são baseadas em elementos da Natureza Viva. Seu processo de criação é bastante
demorado, leva de 10 a 20 dias em média. A massa tem uma consistência mole, sendo assim
é complicado moldar um objeto complexo de uma só vez sem perder o seu equilíbrio.
Portanto a construção de uma peça deve ser dividida em várias etapas.
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Faça uma
análise
do tipo de objeto que deseja construir. Encontre as formas geométricas que constituem este
objeto. Faça uma divisão das partes em um esboço antes de começar.
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"Não
existe homens incapazes de desenvolver atividades no campo das artes, porém existem
aqueles que tem maior facilidade". |
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E t a p a s d a c
o n f e c ç ã o
Observe no
gráfico abaixo as etapas da construção de uma cabeça. |
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Nas etapas 1, 2 e 3 é construído um cilindro com 4 ou 5 cm
de altura com cerca de 5 cm de espessura. Este objeto será equivalente ao pescoço.
Aperte a massa com os dedos para tirar o excesso de água, deslize a massa em uma
superfície lisa para chegar à forma de um cilindro.
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Nas etapas 4 e 5, é realizada a construção do formato da
cabeça, adicionando massa na parte superior do cilindro.
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Na etapa 6 é acrescentado o queixo, assim teremos um molde
básico de uma cabeça. Nesta etapa temos uma base pronta para ser criado o rosto.
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Na sétima e última etapa, temos a escultura pronta.
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Obs.:
Em todas as etapas a tarefa é adicionar massa, portanto a peça deve
permanecer sempre no sol para secagem. Quando secar vai adquirir
firmeza e facilitará a tarefa de adicionar mais massa.
A modelagem do rosto exige uma massa perfeita, adicione mais água caso já esteja
seca. Para elaborar os detalhes sempre sigo um esboço. Utilizo facas e espátulas, para
moldar o nariz, a boca e os olhos. Uma outra sugestão é bater de leve com os dedos e a
palma da mão sobre todo o molde para atingir uma textura lisa e firme.
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Consulte o artigo
sobre Linhas
de Construção para obter uma referência sobre as
medidas e estruturas da cabeça humana.
Obs.:
Para elaborar os detalhes do rosto sempre sigo um esboço.
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"O
estudo a prática o conhecimento pode levar qualquer homem a se tornar um grande e
criativo artista". |
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A p i n t u r a
Não aplique tinta
se a peça ainda não estiver totalmente seca, deixe-a mais alguns dias no sol. Pode ser
feita a aplicação de qualquer tinta que se adapte bem ao papel. Particularmente gosto da
tinta Guache. Use um pincel grosso para o preenchimento uniforme das áreas maiores e um
pincel fino para fazer os pequenos detalhes. Após a tinta secar, recomendo
a aplicação de verniz
ou mesmo cola branca escolar sobre toda a superfície da escultura. Isso
servirá de proteção, e dará mais firmeza e durabilidade à sua
escultura.
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Consulte o
artigo sobre Utilização
das Cores para obter algumas dicas sobre o uso de
tintas.
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Consulta nº.:
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O u t r a s T é c n i c a s
Reciclagem
de Papel
Material:
Jornais velhos, embalagens de ovos, folhas de caderno etc..
Para decorar o papel podemos usar flores, secas ou não, folhas, casca de cebola,
pigmentos naturais etc.. Para colorir o papel pode-se acrescentar anilina ou corante no
liquidificador.
Etapas:
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Deixar papel picado de molho no mínimo durante 1 hora na água.
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Liquidificar um punhado por vez com bastante água.
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Colocar em uma bacia com mais água. (o tamanho da bacia depende do tamanho da
peneira).
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Mexer a água para misturar bem a pasta na água e mergulhar a peneira na bacia.
Retirar horizontalmente, devagar, deixando escorrer bem a água.
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Virar a peneira de uma só vez sobre folhas de jornal. Enxugar com uma esponja para
retirar o excesso de água e retirar a peneira com cuidado, deixando a polpa de papel
sobre as folhas de jornal. Colocar mais folhas de jornal secas por cima e continuar assim
sucessivamente.
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Os papéis devem ser secados ao sol e retirados com cuidado ainda semi-úmidos. As
folhas ficam mais lisas se passadas a ferro.
Para papéis grossos, deve-se aumentar a quantidade de polpa liquidificada na bacia. Para
papéis mais finos, (envelopes de carta, cartões etc..) aumenta-se a quantidade de água
na bacia.
Para papéis decorados: liquidificar flores, folhas, casca de cebola, folha de bananeira
etc...
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Papietagem
Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o
teatro. Diversas camadas sobrepostas de jornal e cola caseira (grude)
são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme
depois de seca.
A técnica da papietagem se aperfeiçoou com o tempo, servindo não apenas para a
confecção de máscaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de
uma só face como a papietagem de pratos até formas mais complexas que devem ser
papietadas dos dois lados e depois unidas, como esculturas.
O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor
junção das fibras.
Qualquer objeto pode ser usado como forma, depois subtraídos da máscara. Mas podemos
usar também uma estrutura permanente feita de papelão, plástico, madeira, etc..
RECEITA DA COLA CASEIRA USADA NA PAPIETAGEM:
Para cada colher de sopa de farinha de trigo, usa-se uma xícara de água. Dissolver e
levar ao fogo mexendo para não embolar. Para maior durabilidade do grude recomendamos o
uso de algumas gotas de pinho sol ou formol.
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Porcelana
Fria (massa de Biscuit)
Abaixo alguns exemplos de esculturas
onde foi usada a massa de biscuit para fazer os detalhes e acabamentos.
A base foi construída de massa de papel e após totalmente seca foi
aplicado o biscuit.
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Clique para ver mais Fotos |
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